Existe um método 100% eficaz para se prevenir do novo coronavírus?

Frente à ameaça causada por doenças virais como a Covid19, as pessoas têm buscado formas de se prevenir. Diversas notícias falsas têm circulado sugerindo a eficácia tanto de remédios alopáticos quanto de remédios caseiros na prevenção da Covid19. Contudo, enquanto não existir uma vacina, deve-se ter cautela para não cair na armadilha de métodos mágicos de prevenção e proteção.

A segurança e a eficácia de medicamentos são analisadas e reguladas por agências de vigilância sanitária, nacionais e internacionais. Já os fitoterápicos e os chamados "medicamentos naturais" nem sempre passam por avaliações das agências. Chás e ervas tampouco são inofensivos e também e podem oferecer riscos à saúde.

A automedicação pode causar sérios danos à saúde. Além disso, em alguns casos, a busca desenfreada por remédios leva à diminuição da sua disponibilidade para aqueles que de fato precisam. Na dúvida, devem-se seguir as recomendações oficiais do Ministério da Saúde e estranhar notícias que proponham respostas milagrosas e imediatas.

Hábitos como lavar as mãos, evitar aglomerações, usar máscaras na rua, aumentam chance de proteção. Se adotados em conjunto, podem ser mais efetivos na redução do risco de contágio do que se adotados isoladamente. Para além destas medidas comportamentais, alimentação saudável e prática de exercícios físicos, também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Links para aprofundamento conceitual e sugestões para elaboração de atividades didáticas