Quais pandemias aconteceram na história da humanidade?

A propagação de doenças em diferentes escalas, tanto locais quanto globais, recebe diferentes denominações dependendo de sua extensão, distribuição geográfica e recorrência temporal. Pandemias ocorrem quando uma nova doença se espalha globalmente.

Pandemias se relacionam a fatores históricos e sociais. Por exemplo, a febre tifóide, no século IV, dizimou um quarto da população e contribuiu para o declínio do poder ateniense. A Peste Negra ocorreu na Idade Média e ficou restrita aos arredores da Europa. A cólera, que teve início no século XIX na Índia chegou a outros países da Ásia e à Europa, acompanhou o crescimento da urbanização e as emigrações, estando ainda presente entre populações em situação de risco. Mais recentemente, no início do século XX, a gripe espanhola foi responsável pela morte de cerca de 50 milhões de pessoas em diversos continentes.

Nos últimos anos, temos observado um aumento na frequência da propagação de doenças respiratórias causadas por vírus em todo o mundo. Em fins do século XX, enfrentamos a possibilidade de pandemias de gripe aviária e de gripe suína, ambas causadas pelo vírus da influenza, o mesmo da gripe comum. A situação mais dramática da atualidade é a pandemia da Covid-19, causada por um tipo de coronavírus da mesma família do vírus das síndromes respiratórias agudas graves. A propagação destes vírus, além de sazonal, é favorecida por hábitos culturais, condições socioambientais precárias, desigualdades sociais e mudanças ambientais que aproximam animais silvestres de áreas urbanas.

As experiências históricas com as pandemias têm alto custo social e sua análise pode apontar caminhos para que possamos evitá-las no futuro.

Links para aprofundamento conceitual e sugestões para elaboração de atividades didáticas