Qual é a relação da qualidade da água com a saúde humana?

A água é um componente essencial dos tecidos do corpo humano. Atua em diversos processos fisiológicos de digestão, absorção, excreção, circulação e como meio de transporte para os nutrientes e substâncias corpóreas. No entanto, a água de má qualidade pode veicular muitas doenças.

A forma de transmissão de doenças diretamente relacionada à qualidade da água é a da ingestão, por meio da qual um indivíduo ingere água ou alimentos contaminados por agentes infecciosos, como vírus, bactérias, protozoários e helmintos. Um exemplo de doença que se desenvolve a partir desse mecanismo de transmissão é a cólera, causada pela bactéria Vibrio cholerae.

A condição da água no ambiente também pode proporcionar condições à reprodução de vetores ou reservatórios de doenças. Por exemplo, a água empoçada e contaminada por esgoto, pode servir como habitat para o molusco hospedeiro intermediário da esquistossomose. Outro exemplo é o da água como reservatório de larvas de mosquitos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor do vírus causador da dengue, além de outras arboviroses.

A construção de redes de esgotos, a educação sanitária e a higiene alimentar são as medidas preventivas mais eficazes para a maioria das doenças veiculadas pela água.

Links para aprofundamento conceitual e sugestões para elaboração de atividades didáticas