Qual a importância do reflorestamento para a manutenção dos recursos hídricos?

O reflorestamento consiste em uma prática capaz de promover a recuperação ambiental de uma área, possibilitando a manutenção de ecossistemas e corpos hídricos. A destruição das florestas e das matas ciliares tornam os rios e nascentes vulneráveis à escassez de água superficial e subterrânea, aos processos erosivos e ao assoreamento, além de interferirem na evapotranspiração das plantas. Neste processo, a água presente na superfície do solo é transferida para a atmosfera no estado de vapor, o que contribui para o ciclo hidrológico e para o abastecimento dos corpos hídricos.

Iniciativas que promovam a recuperação vegetal são importantes para a manutenção dos recursos hídricos. Em alguns estados do Brasil, como São Paulo e Espírito Santo, projetos de reflorestamento foram importantes para a recuperação de mananciais presentes em áreas destinadas à agricultura. Entretanto, é necessário destacar que a recuperação deve ser feita com espécies nativas da região, já que o plantio inadequado pode interferir nos processos de sucessão ecológica e introduzir espécies exóticas invasoras no ecossistema.

Links para aprofundamento conceitual e sugestões para elaboração de atividades didáticas

  • Propor uma atividade prática sobre a evapotranspiração das plantas, a fim de observar a sua importância para a manutenção dos recursos hídricos.
  • Gerar discussões com os estudantes acerca dos cuidados com as formas de reflorestamento, especialmente em relação à introdução de espécies exóticas.
  • Utilizar relatos de experiência sobre práticas de reflorestamento como forma de promover a educação ambiental para os estudantes.