Como
o despejo de efluentes em corpos hídricos pode alterar
a qualidade das águas?
A
Resolução
CONAMA Nº 430/2011 dispõe sobre as condições
e padrões de lançamento de efluentes em corpos
d’água receptores. Os principais parâmetros
estabelecidos pela Resolução
CONAMA Nº 357/2005 são a Demanda
Bioquímica de Oxigênio (DBO), que corresponde
à quantidade de oxigênio necessária
para ocorrer a oxidação da matéria
orgânica biodegradável sob condições
aeróbicas e o Oxigênio
Dissolvido (OD), um indicador da quantidade de oxigênio
dissolvido na água. Estes parâmetros são
importantes para verificar a quantidade de oxigênio
necessária para estabilizar a matéria orgânica.
Os corpos
hídricos poluídos tendem a se recuperar
do estado de degradação e voltar às
suas características naturais ao longo do tempo,
é o que se denomina capacidade
de autodepuração. Entretanto, esta capacidade
pode ficar prejudicada quando efluentes não tratados
são lançados continuamente no corpo receptor.
A presença de nutrientes, como nitrogênio e
fósforo, pode provocar a proliferação
de bactérias, bem como a consequente redução
de OD em decorrência do processo de eutrofização.
Diante
disso, percebe-se que o despejo de efluentes in natura pode
alterar a qualidade das águas, aumentando parâmetros
como DBO, cor, turbidez e reduzindo
o OD indispensável à sobrevivência de
espécies aeróbicas, como por exemplo,
os peixes. Além disso, coloca em risco atividades
econômicas, como a pesca, devido a qualidade do pescado,
que na maioria das vezes está impróprio para
o consumo.
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Links para aprofundamento conceitual e sugestões
para elaboração de atividades didáticas
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Verificar, no Plano
de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica
referente à área em que está situado,
as principais atividades antrópicas que alteram
a qualidade da água.
- Analisar,
ao longo do curso do rio mais próximo, as principais
fontes (pontuais
e difusas) de poluição.
-
Desenvolver um projeto
interdisciplinar de sensibilização
sobre a conservação, uso e reuso da água,
em articulação com as disciplinas de ciências,
química, história e geografia, por exemplo.
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