Como se avalia a qualidade da água para consumo humano?

O acesso à água de qualidade é um dos direitos fundamentais do ser humano, visto que representa um recurso imprescindível à vida. Entretanto, ações como o despejo de efluentes de origem doméstica, industrial ou agrícola e a falta de tratamento do esgoto têm alterado significativamente a qualidade da água.

Para a avaliação da qualidade da água, devem ser realizadas análises laboratoriais, descritas na Diretriz Nacional do Plano da Vigilância. No caso da análise microbiológica é verificada a presença de microrganismos patogênicos. Já a análise físico-química identifica sólidos em suspensão ou dissolvidos e verifica a composição da água.

O Índice de Qualidade das Águas (IQA) é o principal indicador usado para a avaliação da qualidade da água de abastecimento no Brasil. Um valor baixo de IQA indica a má qualidade da água para consumo, mas ela pode ser utilizada em outros usos, conforme a classificação dos corpos d' água.

O controle de qualidade da água destinada ao consumo, desde os sistemas produtores (mananciais, captação, tratamento) aos sistemas de distribuição (reservatório, redes), normalmente é realizado pela empresa de saneamento local e monitorada pelos Estados.

Entre as diversas ações inerentes ao escopo da vigilância em qualidade da água, as de informação, especialmente no campo da comunicação e mobilização social, são, muitas vezes, relegadas a um segundo plano. Por isso, é fundamental o desenvolvimento de estratégias de gestão participativa, a fim de que os diversos atores sociais possam atuar na cobrança pelo cumprimento da legislação referente ao controle da qualidade da água.

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