Como as ações antrópicas podem alterar o ciclo da água?

A água é um recurso natural renovável, de múltiplos usos, indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Entretanto, este recurso encontra-se cada vez mais limitado devido às ações antrópicas nas bacias hidrográficas, o que contribui para sua degradação e escassez. Quando utilizada de forma consuntiva, sobretudo para abastecimento e irrigação, sendo devolvida sem tratamento adequado ao corpo hídrico, pode haver uma redução de sua disponibilidade.

O ciclo hidrológico é altamente suscetível à influência antrópica. Algumas intervenções humanas podem comprometer o abastecimento de nascentes e lençóis freáticos, além de provocar assoreamento de rios. Já em meio rural, a contaminação dos corpos hídricos ocorre por meio do balanço de massa e energia da água. Nas cidades, a industrialização desenfreada e o desmatamento contribuem para tais alterações. Em áreas desmatadas, por exemplo, apenas uma parte da água penetra no solo, o que acarreta na redução de sua disponibilidade.

Diante disso, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de campanhas educativas e de sensibilização ambiental, a fim de promover a discussão, com os diferentes grupos sociais, sobre a importância do uso consciente da água.

Links para aprofundamento conceitual e sugestões para elaboração de atividades didáticas

  • Discutir a temática dos rios voadores e a sua relação com o ciclo da água e com a presença de florestas.
  • Utilizar relatos de experiências sobre o uso de tecnologias sociais para desenvolver estratégias de conservação e sobre o uso sustentável dos recursos.